20 de ago. de 2010

Sim Sim...Não Não !





Sim e não ... duas palavras tão simples e de significados tão antagônicos.

Meus pais me ensinaram desde cedo a não colocar o dedo na tomada, a não responder com “mal criação”, a não bagunçar os meus brinquedos e a não sujar a minha roupa e diziam assim:

- Não não e não...não faça isso meu filho, não contrarie seus pais ou vai se arrepender, mais cedo ou mais tarde.

Para mim o NÃO sempre foi a palavra feia ... a ovelha negra das palavras ... a negação sempre me trouxe uma sensação indigesta, difícil de assimilar.

No fundo eu sempre gostei do sim, e adorava escutar meus pais dizerem:

- Sim meu filho, pode tomar o seu sorvete preferido, sim vá correr no carrinho de “rolemã”, sim eu deixo você jogar vídeo game e sim, pode deixar o resto de comida no prato.

Sempre achei o SIM a palavra mais bonita, a palavra que traz a noticia boa ... a aprovação e isso me fascinava. O sim sempre trazia um sorriso, uma vontade a ser concluída e afinal de contas a palavra sim é tão fácil de ser pronunciada, não é?

O problema começou na fase adulta, quando nos deparamos com situações onde o não quer dizer sim e o sim quer dizer não ... aí complicou tudo !

Complica no sentido de que, quando dizemos sim para agradar o próximo, na verdade estamos dizendo não para nós mesmos.

Como dizer não para um grande amigo, para um pai ou uma mãe, para uma paixão avassaladora?

Entender o significado e o peso de cada sim e cada não que pronunciamos durante nossa vida, é muito importante para compreendermos a importância que essas duas mínimas palavras possuem em nossas vidas.

É preciso dizer SIM para mim, pois assim serei mais livre e feliz comigo mesmo.

É preciso dizer NÃO a situações em que não quero e não posso partilhar, mesmo que doa em mim ... mesmo que possa machucar você.



Até a próxima palavra...

Adriano Nonato.



Letra Musical do post: Três Letrinhas... http://www.vagalume.com.br/marisa-monte/tres-letrinhas.html

3 comentários:

  1. Caracas....conseguiu traduzir bem as longas conversas entre um trabalho e outro hein.....
    O desafio é aprender a dizer SIM para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindo...

    Primeiro .. adorei o seu cantinho...

    quanto ao texto, demais!!!! aprender a dizer nao para os outros e sim para mim já me custaram muitas horas de terapia...rsrsrrs

    bjs, Renata Todaro

    ResponderExcluir