20 de set. de 2010

Passeio de Tren para Paranapiacaba !!!

Depois de quase uma década da chegada do último trem de passageiros à vila de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC Paulista, o local voltará a receber visitantes pela estrada de ferro. O Expresso Turístico, que vai ligar a vila à estação da Luz, no centro de São Paulo voltou a funcionar.



A passagem vai custar R$ 28 e terá monitores que contarão a história da linha e de alguns bairros por onde o trem passará. Desde 2002 não há viagens de trem de passageiros nesse trecho. Quem quiser também pode pegar o expresso na estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, por R$ 25. No local, os vagões
fazem uma parada de dez minutos. A viagem de 48 km será feita por uma locomotiva com dois vagões das décadas de 60 e 50, com capacidade para 174 passageiros. 




As composições foram cedidas pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e recuperadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Os passeios de trem até a vila serão quinzenais, sempre aos domingos, com saída às 8h30 da estação da Luz, parada na estação de Santo André seguindo até a Vila Ferroviária, onde os visitantes poderão passear durante o dia. O retorno à capital acontece às 16h30. O trajeto de ida ou volta demora uma hora e trinta minutos.




Paranapiacaba foi fundada no entorno da linha férrea e surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa São Paulo Railway. Construída a partir de 1860, a vila tem casas feitas em madeira de pinho e estilo inglês, e ruas cuidadosamente planejadas, dando uma sensação de aconchego para quem chega ao lugar. Ligadas ao clima frio e constantemente nublado essas características dão ao vilarejo o clima que atrai turistas de todas as partes, principalmente durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado no mês de julho.

 

Paranapiacaba é cercado pela exuberância da Mata Atlântica da Serra do Mar, onde o turista pode desfrutar de passeios relaxantes pelas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais existentes ali. O lugar é ideal para a prática de arvorismo e rapel. A Igreja de Bom Jesus de Paranapiacaba e os museus Funicular (do Trem) e Castelinho, onde está o carro de D. Pedro II, são alguns lugares que devem ser visitados, além do Parque Natural, destinado à preservação da fauna e da flora locais.

Eu recomendo, quem fizer este passeio não vai se arrepender.

Até a próxima dica !

Nenhum comentário:

Postar um comentário